Acessar o MS-DOS com outro usuário.

   Já aconteceu muitas vezes de eu estar em um computador da rede e precisar utilizar outro usuário (administrador) pois aquele que estava autenticado no momento não tinha permissão para determinada ação.

O cenário é Simples:

   Quero desativar o firewall de um computador da rede, este computador está em uma filial e tenho que acessá-lo remotamente.

    O usuário que está autenticado não tem permissão de administrador, portanto não consigo nem alterar o firewall nem ativar a área de Trabalho remota.

    O que fazer? A primeira vista a opção mais rápida é dar permissão para o usuário, recarregar as permissões, fazer a alteração e depois voltar as permissões. Mas existe outra opção. Ela chega a ser similar ao uso do sudo no linux.

Entre no prompt de comando do windows (ms-dos) digite a seguinte linha de comando e aperte enter:
> runas /noprofile /user:Administrator cmd
Onde o usuário administrador pode ser substituído por um usuário qualquer do seu interesse, como por exemplo um usuário do domínio:
> runas /noprofile /user:dominio\usuario cmd 
Após isto irá abrir uma nova janela do Prompt de Comando do Windows, esta com permissões de administrador. Agora só falta desativar o firewall, para tanto use a seguinte linha de comando:
> netsh firewall set opmode mode = disable


Pronto, o firewall da máquina está desativado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário