MongoDB e Fedora

Podem ficar perplexos mas eu nunca testei realmente uma solução NoSql. Hoje eu resolvi que vou usar o MongoDB em um projeto.
Porque o Mongo? Por causa do Suissa. Mesmo ele tendo virado para a esquerda politicamente a amizade e a admiração continuam a mesma desde os tempos de faculdade na UTF-PR.

Mas vamos lá, vamos as impressões que estou tendo ao instalar. Como já sou vacinado, primeiro fui procurar algo sobre Mongodb e Fedora, sem perceber entrei no blog do suissa e vi que ele teve problemas e teve que instalar à partir de um repositório particular, mas como eu sou teimoso tentei instalar diretamente pelos padrões e até que me saí bem.

Primeiro você deve saber que sempre que for rodar um servidor nos RH-Likes estes vão estar empacotados com o sufixo server. então fui buscar por mongodb

$sudo dnf search mongodb

encontrei o mongodb-server e então instalei.

$sudo dnf install mongodb-server

vi que para rodar o suissa foi direto estartando o executável através do comando mongod, fiz o mesmo e tive o mesmo erro.

Data directory /data/db not found.

Nada deve mudar a minha estrutura de diretórios POSIX exceto o Oracle, porque o Oracle é um SACO.
Já estava no arquivo de configuração para mudar o diretório quando percebi que o diretório já estava apontado para um local mais adequado e então pensei:

Hei, isto é fedora, então eu tenho que iniciar o serviço e não rodar o daemon manualmente.

$systemctl start mongod.service

ótimo, não apareceu nada de erro (como eu odeio este systemd, eu gostava tanto do OK), lá vou eu verificar o status:

$systemctl status mongod.service
 ................................... Baboseira baboseira baboseira.........................
Baboseira baboseira baboseira.........................Baboseira baboseira baboseira.........................
Active: active (running) 
 ................................... Baboseira baboseira baboseira.........................
Baboseira baboseira baboseira.........................Baboseira baboseira baboseira.........................

ok, mas e agora? agora tenho que testar, mas como sei se está OK?
procurei no google e tem um console. aí tive que instalar o console.

$sudo dnf install mongodb

rodei o programa mongo e conectei ao console.
Agora procurando como testar isto encontrei um link bem legal que me pouparia de pensar um pouco.

http://thbastos.com/blog/instalando-e-testando-o-mongodb

Então é isto e espero que alguém leia.

PS: Não estou afim de corrigir a ortografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário